sexta-feira, 21 de março de 2008

Reagrupamento - EMPF em MOVIMENTO!

A ÁRVORE GENEROSA - UMA APRENDIZAGEM DO AFETO

Este é o título mais conhecido de Shel Silverstein. O clássico de 1964 comoveu gerações com a história do amor entre uma árvore e um menino. A árvore é a amiga amorosa que dá tudo ao menino: suas folhas, seus frutos, sua sombra. O menino também ama a árvore, a grande companheira de todos os dias: sobe em seu tronco, se pendura nos galhos, brinca de esconde-esconde. Até que vai crescendo, se torna adolescente, depois adulto. E, pouco a pouco, deixa a amiga de lado.
"Estou grande demais para brincar", diz o menino, que então precisa de dinheiro para comprar "muitas coisas". A árvore fornece suas maçãs, para o jovem vender. Depois seus galhos, para o homem construir sua casa. E a
história acompanha o passar do tempo até a velhice do homem - que até o fim, já bem velho e cansado, ainda é chamado de menino pela árvore.

Em primeiro plano, uma lição de consciência ecológica: o homem pequeno, mesquinho, frente à generosidade e a força da natureza. No entanto, a dinâmica que vemos entre o menino e a árvore fala também da passagem do tempo e dos valores que são reavaliados com ela. A árvore ensina, por meio do afeto, uma relação de troca sincera e desinteressada - essa que o homem parece desaprender nas exigências da vida adulta.

Partindo dessa maravilhosa lição foi dado o ponta pé inicial no trabalho de reagrupamento. As professoras Marcela, Daniela e Sabrina, que trabalham com o 1º e 2º ciclos no turno da tarde, estão desenvolvendo um projeto muito rico que objetiva o despertar do gosto pela leitura e a produção de textos criativos.

Para saber mais sobre o autor e suas obras publicadas, é interessante visitar o website que a editora Harper Collins, dos EUA, mantém sobre o autor, repleto de animações, jogos e músicas para as crianças, além de informações sobre todos os livros de Shel Silverstein. Porém o conteúdo está disponível apenas em inglês: ótimo para a garotada praticar o idioma!

www.shelsilverstein.com


quinta-feira, 20 de março de 2008

Coleta Seletiva e Redução do Desperdício

REDUZIR - REAPROVEITAR - RECICLAR

Nesta semana, recebemos na EMPF o profº Declev Dib-Ferreira que palestrou sobre o projeto de Coleta Seletiva que está sendo implantado nas escolas municipais de Niterói pela FME em parceria com a CLIN. Com isso um novo elemento entra em cena na EMPF: lixeiras cor de laranja espalhadas pela escola e uma em cada sala de aula para diferenciar o lixo reciclável do não reciclável. Como nem sempre é possível ter 4 tipos de lixeiras em cada ambiente da escola o lixo coletado nessas lixeiras especiais serão recolhidos e separados pela cooperativa de catadores do Morro do Céu garantindo que o lixo seja totalmente separado e reciclado.

Fique atento na hora de jogar fora seu lixo!!! Veja o que pode ser jogado na lixeira laranja:

- papéis
- latinhas de alumínio
- garrafas pet


Muito importante destacar que antes de jogar os papéis na nova lixeira devemos reutilizá-lo! Se tiver uma das faces em branco não jogue fora. Reaproveite! Crie um espaço na sala de aula onde a folha de caderno, a folha mimeografada ou fotocopiada que sobrou seja guardada para ser usada novamente. Seja para um recadinho, para um desenho ou para rascunho utilize esta folha. Pode parecer simples, mas você estará ajudando muito!

Lembramos também que beber muito refrigerante faz mal à saúde! Então diminua na quantidade do "refri"! Sua saúde e o meio ambiente agradecem!!!



OBS: Não joguem nenhum lixo orgânico (frutas, biscoitos, salgados, etc) nas lixeiras laranjas. E antes de usar a nova lixeira cuide para que seu lixo esteja o mais seco possível.


Contamos com a colaboração de
todos pra que esse projeto dê certo!!!

"TODO MUNDO PODE MUDAR O MUNDO!"