sábado, 14 de junho de 2008

Visita ao Zoo - RJ


Com o objetivo de enriquecer o conhecimento trabalhado na escola, a EMPF foi ao zoológico do Rio neste dia 12. Os grupos de Educação Infantil e de 1º Ciclo se encantaram ao ver de pertinho todos aqueles animais estudados nos livros e visto pela tv.
A curiosidade foi tamanha que o conhecimento sobre os animais selvagens, sobre seus hábitos alimentares, o comportamento reprodutivo e a importância de preservação da vida foram de fácil entendimento.
As crianças tiveram a oportunidade de conhecer um filhote de jabuti com dois dias de vida. Acariciaram, fizeram mil perguntas sobre o s jabutis, tiraram fotos... Foi um dia de descobertas e muita alegria!




Quer saber mais? Visite: RIOZOO

terça-feira, 10 de junho de 2008

19 de abril

A data foi instituída em 1940, no México, quando se realizou o I Congresso Indigenista Interamericano, que tratou das condições de vida dos índios. Representantes de diversos países da América participaram do congresso. Os índios também foram chamados. Como já estavam habituados a perseguições e outros tipos de desrespeito, a princípio preferiram manter-se afastados e não aceitaram o convite. Dias depois, após refletirem sobre a importância da reunião na luta pela garantia de seus direitos, muitos índios decidiram comparecer. Então, a data de 19 de abril, por sua importância histórica, passou a ser o Dia do Índio em todo o continente americano.

No Brasil, o ex-presidente Getúlio Vargas assinou o decreto nº 5.540, em 1943, determinando que o Brasil, a exemplo dos outros países da América, também homenageasse os índios em 19 de abril.





O primeiro contato entre índios e portugueses, em 1500, foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas culturas eram muito diferentes e pertenciam a mundos completamente distintos.

Só em território brasileiro, o número de nativos chegava a 5 milhões, aproximadamente. Esses índios brasileiros estavam divididos em tribos, de acordo com a língua na qual se comunicavam: tupi-guaranis (região do litoral), macro-jê ou tapuis (região do Planalto Central), aruaques (Amazônia) e caraíbas (Amazônia).

Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas pelo governo. São cerca de 200 etnias indígenas e 170 línguas. Entretanto, muitas das tribos hoje existentes não vivem mais como antes da chegada dos portugueses. O contato com o homem branco fez com que elas perdessem sua identidade cultural.


Fonte: www.plenarinho.org.br

QUER SABER MAIS?
VISITE:

* FUNAI
* Índios, 500 anos de Resistência - produzido pela TV Câmara.



domingo, 8 de junho de 2008

Olá pessoal!

É com imensa alegria que retornamos a postar neste blog. Durante este último mês o computador onde fica nosso arquivo, textos e fotos esteve em manutenção impossibilitando a continuidade deste trabalho.

Nos próximos dias postaremos todo o material de abril até junho. Vocês verão como a EMPF está movimentada! Foram vários passeios, projetos e atividades que tornaremos público, pois nosso trabalho tem sido intenso e recompensador!

Problemas existem e sempre estarão presentes na vida de todos os seres, mas como o resolvemos faz toda a diferença.




"Contratempos são como facas, que nos servem ou nos cortam, conforme as pegamos pelo cabo ou pela lâmina." James Russell Lowell